PANORAMA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS DIGITAIS

INTRODUÇÃO

Você se maravilhou com as belezas naturais do Brasil, experimentou seus deliciosos pratos e dançou ao ritmo do samba, mas sabia que o país tem uma notável indústria de videogames? O Brasil já é um pólo regional no desenvolvimento de jogos digitais e sua indústria está bem posicionada para crescer ainda mais nos próximos anos, explorando as oportunidades oferecidas pelo mercado em expansão.

Durante a pandemia COVID-19, enquanto a maioria das empresas enfrentava dificuldades, a demanda por produtos relacionados a jogos aumentou consideravelmente, tanto como fonte de entretenimento quanto como ferramenta para melhorar a educação online. De fato, o faturamento dos desenvolvedores brasileiros mais que dobrou desde o início da pandemia. Assim, a indústria de videogames ajudou empresas e consumidores a administrar as adversidades e restrições impostas por um novo estilo de vida.

Nyvi Estephan – gamer and eSports presenter

O setor brasileiro de videogames tem crescido continuamente na última década. Em 2020, o Censo da Indústria de Jogos Digitais constatou que o Brasil contava com mais de 375 desenvolvedores, o que representa um aumento de 180% em relação a 2014. Esses estúdios de jogos estão localizados em todo o Brasil, com importantes centros de desenvolvimento em Rio Grande do Sul, Manaus, Brasília, Recife e São Paulo.

As perspectivas positivas para o desenvolvimento da indústria brasileira de games são favorecidas pela existência de um rico ecossistema, envolvendo dezenas de pequenos e médios estúdios, estruturas de apoio e financiamento, cursos universitários especializados, grandes eventos (BIG Festival, Brasil Game Show) e uma associação nacional de desenvolvedores de jogos (Abragames). Além disso, uma das maiores empresas de jogos do mundo, a Wildlife, está localizada no Brasil.
Desde 2014, a indústria brasileira está sendo apresentada no exterior por meio do Programa de Exportação de Jogos Digitais, Brazil Games, que tem como objetivos levantar dados sobre setor de games para informar os públicos nacional e estrangeiro, e participar de reuniões e eventos em todo o mundo para apresentar a produção brasileira. Você pode saber mais sobre o projeto Brazil Games clicando no link abaixo (somente em português e inglês).

Catálogo com as empresas brasileiras participantes

Source: contxto.com

Com novos jogos criativos e divertidos sendo lançados a cada ano, fica claro que a indústria de jogos brasileira está se desenvolvendo rapidamente, pronta para capturar uma fatia maior dos mercados mundiais. As exportações brasileiras de jogos cresceram 600% desde 2014 e seu potencial de crescimento deve ser ainda maior. Os desenvolvedores brasileiros têm uma perspectiva internacional, com até 90% dos estúdios de jogos já exportando seus produtos e serviços.

A criatividade e a alegria brasileiras são aplicadas no desenvolvimento de jogos de elevada qualidade, não só para entretenimento, mas também para fins educacionais. Muitos dos jogos premiados que serão apresentados esta semana são já celebrados no exterior, alcançando jogadores de todo o mundo por meio de todo os tipo de dispositivo, do celular ao PC. Além disso, o país hospeda muitas empresas de jogos inovadoras, que estão na vanguarda das experiências de Realidade Virtual (VR).

Estúdio de Desenvolvimento Externo (XDev)

Você sabia que muitos jogos AAA premiados, como Horizon Zero Dawn, Just Cause 4 e Overwatch, foram desenvolvidos com a ajuda de talentos brasileiros? Muitos estúdios brasileiros integram cadeias globais de valor no setor de jogos, fornecendo serviços para grandes empresas, como EA, Ubisoft e Sony.

O Brasil nunca foi tão procurado por serviços de desenvolvimento de jogos. Os estúdios de desenvolvimento externos (XDev) fornecem soluções econômicas, flexíveis e de alta qualidade para empresas que buscam maneiras de alavancar seus projetos. Os estúdios XDev podem oferecer uma variedade de serviços, como criação de jogos de ponta à ponta, co-desenvolvimento, suporte pós-lançamento e serviços em nuvem, arte 2D / 3D, animação e design de experiências de usuário e de interfaces (UX / UI) . Você pode conferir o trabalho deles nos vídeos abaixo.

Estúdios brasileiro de desenvolvimento externo

Convenções de Games no Brasil

O Brasil também é um pólo de encontro de jogadores, por meio de importantes convenções de games. Desde sua oitava edição, em 2015, o Brazil Game Show atrai mais de 300 mil participantes ao ano, o que o torna a maior convenção de videogames da América Latina e uma das maiores do mundo.

O Festival de Jogos Independentes do Brasil (BIG Festival) é o evento que melhor retrata a produção nacional e o protagonismo da indústria brasileira na América Latina. A crescente visibilidade regional e global da convenção é representativa da importância do Brasil como um centro para o desenvolvimento de jogos. Em 2021, o BIG Festival contou com a participação de 545 empresas de 64 países em encontros virtuais de negócios, e mais de 500 mil usuários acompanharam mais de 100 palestras.

JOGOS BRASILEIROS DE DESTAQUE

Os JOGOS BRASILEIROS estão sendo elogiados tanto pela crítica quanto pelos consumidores por seu alto valor, bons gráficos e jogabilidade divertida. Gamers já estão apreciando esses jogos em todo o mundo, por meio de telefones celulares, PCs ou consoles. Gostaríamos de apresentar dez jogos de destaque que são um exemplo do alto nível que a indústria de jogos brasileira alcançou.

HORIZON CHASE TURBO – Aquiris

Disponível para PC, PS4, Xbox, Switch

Você anseia por emoções de alta cilindradas enquanto corre com carros esportivos velozes? O estúdio brasileiro Aquiris traz Horizon Chase Turbo, um jogo que permite desafiar seus amigos em corridas automobilísticas intensas, com diversão e alta velocidade. É uma homenagem aos clássicos jogos de corrida de 16 bits que definiram uma geração de gamers nos anos 80 e 90.

“Eu me diverti muito com o Horizon Chase Turbo. De todos os jogos de revival retro que foram lançados nos últimos anos, ele está perto do topo da minha lista pessoal de favoritos. Eu não me canso disso … há uma qualidade realmente viciante de ‘mais uma corrida’ no jogo”.
Destructoid

DANDARA – Long Hat House

Disponível para PC, iOS, Android, Switch, PS4

Em um universo bizarro onde os oprimidos estão à beira do esquecimento, Dandara acordou para remodelar o mundo. Dandara é um jogo de plataformas 2D e Metroidvania. Seu protagonista mítico pode atravessar o mundo do jogo saltando entre as superfícies.

“A jogabilidade é seu elemento principal e garante um Metroidvania que é imensamente satisfatório para começar a jogar e inevitavelmente conquistar”.
Hardcore Gamer

OUT OF SPACE – Behold studios

Disponível para PC, Switch, PlayStation, Xbox

Descubra o que aconteceria se você viajasse com seus amigos pelo espaço exterior. Este jogo multiplayer online cooperativo de estratégia é sobre viver em uma nave espacial com seus colegas de quarto. Quem organizaria a bagunça, quem alimentaria o cachorrinho fofo e, o mais importante, quem limparia a gosma alienígena? Out of Space é o último jogo do amado Behold Studio, que também nos trouxe Knight of Pen & Paper e Chroma Squad.

“Uma mistura única de jogo cooperativo bobo e um jogo sério de estratégia que oferece muito o que fazer, não importa o que você queira dele”.
Indie Games

SKY RACKET – Double Dash Studios

Disponível para PC, Switch, Xbox

Sky Racket é um jogo que mistura dois gêneros clássicos da era Arcade: Shoot’em up e Brick Breakers. Em um mundo onde você não pode atacar, usar sua raquete para acertar as balas inimigas é sua única opção! Atire as balas contra seus inimigos e salve a galáxia.

“Sky Racket é uma carta de amor divertida e empolgante aos jogos retro. Double Dash consegue casar dois gêneros de uma maneira que faz parecer que eles deveriam estar juntos o tempo todo”.
Shacknews

TETRAGON – Cafundó Creative studios

Disponível para PC, Switch, Xbox, PS4

Tetragon é um jogo de quebra-cabeça 2D ambientado em um mundo em forma de quadrado, onde as paredes podem mudar de posição repentinamente, reorganizando a força de gravidade do jogo. A jogabilidade inclui uma sequência de quebra-cabeças guiados por uma narrativa profunda. Para encontrar seu filho, Lucius precisa usar o poder do Tetragen para mover torres e interagir com alavancas de rotação que mudam a orientação do mundo em 90 graus.

“O desenvolvedor Cafundo Creative Studio criou um quebra-cabeças encantador que fará coçar muitas cabeças. Devo admitir que me diverti planejando meu próximo passo, pois o compromisso com uma mudança geralmente é irreversível”.

Sirus Gaming

DANDY ACE – Mad Mimic Interactive

Disponível para PC, Switch, PS4, Xbox

Ajude o encantador mágico Ace a escapar do feitiço lançado por seu rival, Lele, nesta aventura roguelike cheia de ação, desenvolvida pela Mad Mimic Interactive. Lute através de níveis aleatórios com uma variedade de cartas e feitiços.

“Dandy Ace é um roguelike sensacional que pode enfrentar o melhor que o gênero tem a oferecer. Embora a jogabilidade possa se tornar um pouco repetitiva, seus visuais coloridos e mecânica de combate bem pensada mais do que compensam isso. Este é um jogo desafiador e divertido que vale o seu tempo”. PC Invasion

DODGEBALL ACADEMIA – Pocket Trap

Disponível para PC, Switch, PS4, Xbox

Dodgeball Academia é um jogo de RPG com temática esportiva sobre um estudante novato de queimada, Otto. Junte-se a Otto e a um elenco eclético de personagens enquanto eles treinam para prevalecer dentro e fora dos campos da academia de queimada.

“A melhor parte da Dodgeball Academia é quando tudo se encaixa como um RPG. É uma alegria descobrir a estratégia certa para vencer uma luta difícil. Adoro explorar o mundo e ver o que acontece a seguir na história divertida. Isso não é apenas um ótimo jogo de esportes, é também um RPG excelente que, como jogos como Golf Story, deve agradar também àqueles que não gostam de esportes”.
Nintendo World Report

KUKOOS: LOST PETS – Petit Fabrik

Em breve para PC, Switch, PS4, Xbox One

Descubra o universo Kukoos neste incrível jogo de plataformas 3D. Explore mundos loucos e cheios de diversão e descubra mistérios para libertar os animais de estimação que sofreram lavagem cerebral. A aventura do jogo se passa no universo dos personagens Kukoos, criaturinhas fofas que vivem em um mundo dominado pelo oceano, onde há apenas uma ilha com uma única árvore. Esta árvore mágica tem portas que levam a reinos de fantasia completamente diferentes.

“Mas sem dúvidas tem potencial para ser lembrado como um dos melhores games nacionais, basta que continue na direção que já está: um jogo divertido, carismático, com fases divertidas e que equilibram bem a diversão despretenciosa e o desafio colecionista”.
Arkade

RETRO MACHINA – Orbit Studio

Disponível para PC, Switch, PS4, Xbox

Apenas uma cidade permanece no planeta, e há apenas robôs habitando nela. Jogado fora devido a um problema de funcionamento, um único robô trabalhador está em uma missão para se consertar. Mas a cidade vê esse trabalhador leal como uma ameaça agora, então todos os robôs e defesas se voltaram contra seu ex-colega. Retro Machina é um jogo de ação e exploração single-player com elementos de RPG, ambientado em um universo retro-futurista.

“Retro Machina é um Metroidvania charmoso e bem construído sobre um pequeno robô que ousa questionar sua existência. Os belos gráficos e o mundo art déco em ruínas irão impressionar, e seus divertidos, mas desafiadores jogos de combate e quebra-cabeças de robôs manterão muitos jogadores satisfeitos por todo o seu tempo de execução de 10 horas”. Finger Guns

STARLIT ADVENTURES – Rockhead Games

Disponível para PlayStation 4, Android, iOS and Xbox One

Leve Bo e Kikki em uma jornada por um mundo fantástico para encontrar e devolver as estrelas que foram roubadas do céu. Use uma variedade de armaduras especiais, cada uma com um poder único, para derrotar inimigos perigosos.

“Acho Starlit Adventures bastante divertido e agradável para toda a família. Os gráficos são fofos, a música é encantadora, os controles são simples, mas demoram para dominar, e a jogabilidade em si é desafiadora e divertida. (…) Recomendo dar uma chance ao Starlit Adventures se você gosta de jogos de plataforma de aventura com uma pitada de resolução de quebra-cabeças”. AppAdvice

ESPORTS NO BRASIL

Um aspecto interessante da indústria brasileira de jogos é o desenvolvimento do setor de e-sports. O Brasil já é um dos países líderes em número de jogadores profissionais e de público para esports, tendência que só aumentou durante o isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19. Além do interesse que o assunto desperta para as empresas ligadas a jogos, vale ressaltar que empresas consolidadas em outros setores também passaram a investir no e-sports e a utilizá-lo como plataforma de divulgação de suas marcas.

Source: https://mijobrands.com/en/blog/2016/08/what-can-esports-do-for-your-business/

No mundo do esports é possível distinguir entre dois perfis: jogadores, que atuam e veem a prática como uma carreira possível, e espectadores, que são consumidores que acompanham e se envolvem em torneios e campeonatos, criando uma base de fãs associada aos times brasileiros e celebridades.

Um número cada vez maior de brasileiros acompanha o esports, por meio de diversas plataformas. Team LOUD, uma das organizações de e-sports brasileiras mais famosas, é o primeiro grupo a atingir 1 bilhão de visualizações em seu canal no YouTube e ter uma presença constante no NIMO.tv, com mais de 300.000 espectadores.

Source: Allegra Pacaembu

Para receber um número crescente de espectadores, a maior arena de Battle Royale do mundo está em construção no Brasil, com inauguração prevista para novembro de 2021. Localizada dentro de um histórico estádio de futebol, a Arena Pacaembu Esports sediará competições de jogos como Fortnite e Free Fire, com suporte para 100 jogadores simultâneos e capacidade para 2.000 espectadores.

Em 2020, a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) teve uma audiência online média de 2,4 milhões de pessoas. Após o aumento do interesse pelos eSports durante a pandemia, a previsão é que a audiência cresça ainda mais este ano.

League of Legends é um dos videogames mais populares do mundo, desenvolvido pela Riot Games. Ele apresenta um modo de jogo competitivo em equipes baseado na elaboração de estratégias para derrotar oponentes.

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um dos jogos de “tiro em primeira pessoa” (FPS) mais populares do mundo. Tem aproximadamente 500.000 jogadores e há mais de 1.000 campeonatos CS: GO em todo o mundo.

Os jogadores brasileiros estão avançando no cenário global de eSports. Os atletas brasileiros são reconhecidos mundialmente por seu desempenho e competitividade. Uma das equipes de maior prestígio no Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) é o MIBR – Made in Brazil. O MIBR é uma equipe profissional de eSports do Rio de Janeiro que compete nos campeonatos CS: GO e Rainbow Six: Siege.

O Made in Brazil (MIBR) é uma equipe profissional de esports do Rio de Janeiro que participa dos torneios CS: GO e Rainbow Six: Siege. Atualmente, eles têm equipes femininas e masculinas jogando CS: GO

Ninjas in Pyjamas – Rainbow Six: Siege division

Outro jogo altamente competitivo de “tiro em primeira pessoa” é Rainbow Six: Siege, cujos atuais campeões mundiais também são brasileiros. A divisão Rainbow Six: Siege da equipe sueca de Ninjas in Pyjamas é formada exclusivamente por atletas brasileiros, que venceram o Team Liquid no Six Invitational 2021, tornando-se a primeira seleção brasileira a vencer o torneio.

Tom Clancy’s Rainbow Six: Siege, de Tom Clancy, é um jogo de tiro em primeira pessoa, no qual os jogadores utilizam muitos personagens (operadores) diferentes da equipe Rainbow. OS operadores têm nacionalidades, armas e dispositivos diferentes.

Alexandre “Gaules” Borba

O ambiente de eSports no Brasil não é formado apenas por atletas de alto rendimento, mas também por ex-atletas e outros talentos do esporte. Alexandre “Gaules” Borba competiu por muitos anos no CS: GO, e hoje é um dos streamers de jogos mais populares do mundo, com mais de um milhão de seguidores no Instagram. Em 2019, foi o único brasileiro a figurar na lista das 10 streamers mais assistidos do ano, e em 2020 concorreu ao Prêmio eSports na categoria “Streamer of the Year”.

Bruno “Nobru” Goes

Além disso, o brasileiro Bruno “Nobru” Goes é considerado o “Neymar do Free Fire” e um dos maiores streamers do mundo, cujo canal no YouTube ficou entre as 10 transmissões ao vivo mais assistidas.

A INTZ é outro exemplo de empresas associadas ao esporte expandindo suas atividades para além da competição. O INTZ foi fundado na cidade de São Paulo, em 2014, com o objetivo de se tornar um eSports club. Além de contar com diversas equipes profissionais, busca formar novos talentos e alcançar a sustentabilidade financeira por meio de projetos como o “torcedor parceiro”.

JOGOS SÉRIOS: EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS SETORES

From: https://www.upsidelearning.com/blog/2009/08/07/these-are-not-serious-games/

Que história é essa de Jogos Sérios?

O jogo também é um negócio sério! Sabemos que é ótimo passar o tempo em um dia chuvoso jogando videogames emocionantes. Mas você sabia que existe uma categoria de jogos cujo objetivo principal não é o puro entretenimento? Os jogos sérios são cada vez mais utilizados para apoiar atividades em diversos setores da economia, funcionando como ferramentas eficientes para valorizar áreas como educação, saúde e marketing.

Ok, você tem minha atenção! Como eles funcionam?

Muitos estudos demonstram os benefícios da incorporação de jogos sérios em muitos setores. O uso da mecânica do videogame (conquistas, rankings, recompensas, competição, níveis, etc.) pode aumentar o engajamento do usuário com um conteúdo específico, melhorando sua experiência de aprendizagem, ajudando na compreensão de conceitos complexos e no desenvolvimento novas habilidades.

Apesar do nome, os jogos sérios têm de ser divertidos de jogar, de forma a manter os jogadores motivados e melhorar os seus resultados. Os elementos lúdicos dos jogos sérios contribuem para a aprendizagem de forma lúdica, favorecendo a comunicação e a coordenação entre os participantes para a resolução de problemas. Além disso, a natureza interativa do ambiente do jogo pode oferecer feedback constante de progresso em direção a um objetivo e estimular a criatividade e a inovação.

Jogos sérios são cada vez mais usados nas escolas como ferramentas eficientes para ensinar às crianças uma variedade de assuntos como história, biologia, ciências e matemática. Na área da saúde, são usados para melhorar o tratamento e a recuperação dos pacientes. Por fim, a mecânica de jogo é utilizada pelas empresas para treinar seus funcionários, afetando positivamente o desempenho no trabalho.

Parece uma grande oportunidade de mercado. Como está o Brasil nesse campo?

Muitos estúdios brasileiros se concentram no desenvolvimento de jogos sérios, principalmente para fins educacionais ou de marketing, usados por empresas para promover seus produtos e serviços. É considerado um setor promissor da indústria de games, na medida em que mais pessoas se conscientizam dos benefícios do uso de jogos sérios como ferramentas de aprendizagem e treinamento, principalmente diante dos desafios impostos pela pandemia. O breve clipe abaixo pode dar um vislumbre de jogos sérios criados no Brasil.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para apresentar individualmente algumas empresas brasileiras que desenvolvem jogos sérios para áreas como educação, saúde, marketing e muito mais.

Educação

Os estúdios brasileiros estão desenvolvendo maneiras criativas e inovadoras de melhorar os métodos de educação das crianças. Veja o exemplo da PlayMove, que criou uma mesa digital para melhorar o aprendizado por meio de experiências divertidas e interativas. Com o PlayTable, as crianças podem acompanhar o programa escolar, aprender línguas estrangeiras e muito mais.

Truth and Tales, do estúdio brasileiro Explot, é um aplicativo para crianças de 5 a 11 anos que oferece contos interativos, audiolivros e educação física para um público mais jovem. Os contos foram baseados em um estudo da Universidade de Stanford sobre o ensino de histórias. Os exercícios foram desenvolvidos por profissional especializado em Yoga infantil.

O estúdio VR MONKEYS desenvolve experiências de realidade virtual, aumentada e mista para fornecer soluções personalizadas em diversos campos, como marketing e educação. Desenvolveu “Dinos do Brasil“, uma viagem virtual de 30 minutos através do tempo e do espaço na Era Brasileira dos Dinossauros. Durante a aventura, diversos aspectos geológicos, biológicos e histórico-culturais são abordados, buscando o pensamento crítico, a reflexão e a discussão de ideias. O projeto ficará em exposição permanente no Museu Catavento, o museu mais visitado do Brasil e o maior museu interativo da América Latina.

A PlaySTEM Academy cria jogos baseados em astronomia para desenvolver habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) em crianças, inspirando uma nova geração a buscar as estrelas. Seu produto principal é o Milk Shaky Lab, um aplicativo para observar as estrelas que se tornará um “Portal de Mini-jogos de Astronomia ”. Ele será lançado em dezembro de 2021.

Saúde

Também na área da saúde, os videogames estão sendo usados como ferramentas importantes para melhorar a educação médica e oferecer novas opções de terapia para pacientes. Nesse contexto, uma empresa brasileira de games firmou parceria com um dos principais hospitais do país para propor um novo método de treinamento de médicos e equipes médicas. MedRoom projetou um corpo humano em realidade virtual que pode melhorar muito as aulas de anatomia.

Além disso, a empresa brasileira Vivax utiliza a terapia de realidade aumentada (ART) na Além disso, a empresa brasileira Vivax utiliza a terapia de realidade aumentada (ART) na reabilitação de pacientes que perderam total ou parcialmente os movimentos e a função neurológica dos membros superiores. As sessões de terapia utilizam jogos com desafios lúdicos, integrados ao hardware desenvolvido pela empresa, o robô ARM (Assistive Rehabilitation Machine). Junto com um sensor periférico que captura os movimentos do paciente, o software ART transpõe os movimentos e as interações para o meio digital; permitindo a captura de dados que auxiliam o terapeuta na melhoria dos tratamentos.

Advergames

Muitos estúdios brasileiros estão sendo contratados por empresas interessadas em usar games para promover suas marcas. Uma das mais bem-sucedidas nessa área é a Webcore Games, que desenvolveu jogos para empresas como Amazon, Sansung, Honda, entre outras.

A Webcore desenvolveu um jogo incrível e divertido para o Amazon Prime Video durante o CCXP 2020, que estava disponível apenas durante os dias do evento. Amazon Prime Video World é um jogo no estilo “caça ao tesouro”, onde o usuário precisa encontrar 10 easter eggs de 7 listas diferentes, e cada um se refere a uma série da plataforma, como “The Boys” e “American Gods”.

Também vindo da Webcore Games está o novo GameFutebol Globo, jogo definitivo do Campeonato Brasileiro, promovido pela maior emissora do país, a TV Globo. O jogo atraiu milhões de jogadores para partidas em smartphones e na web.

O jogo inclui todos os 25 melhores clubes de futebol do Brasil, incluindo todos os times presentes na 1ª Divisão do Brasileirão (campeonato nacional de clubes). Os jogadores podem experimentar a emoção de uma disputa de penaltis entre seu time favorito e seu maior rival ou tentar chutes livres que exigem todas as habilidades e capacidade atlética.

Outros Setores

Para fazer face aos desafios impostos pelo COVID-19 a empresas que pretendem apresentar os seus produtos a potenciais clientes, a Venturion utilizou todo o seu know-how no desenvolvimento de soluções com tecnologia VR para a criação do Showroom Virtual, uma vitrine 3D, capaz de revelar detalhes da produtos que se encontram à venda online, válidos para imóveis, veículos e até máquinas industriais.

REALIDADE VIRTUAL

FROM: https://giphy.com/explore/wow-love

Depois de muitos anos sendo consideradas uma promessa não cumprida, as tecnologias de Realidade Virtual (VR) estão finalmente sendo adotadas pelo mercado de videogames. Durante os piores períodos da pandemia, houve um aumento considerável na venda de hardware e software desse produto, à medida que mais pessoas aproveitavam as experiências de VR para contrastar o isolamento do distanciamento social.

O futuro dos jogos de VR parece ainda mais promissor, pois o surgimento de novos fones de ouvido sem fio, a preços mais convenientes, atrairá novos jogadores, aumentando assim a base de usuários dessa tecnologia. Além disso, a tecnologia 5G permitirá o compartilhamento de experiências de VR entre amigos em jogos multiplayers.

ARVORE Studio

O estúdio brasileiro ARVORE é uma das empresas de jogos que está ultrapassando as fronteiras das experiências envolventes e divertidas de VR . O estúdio desenvolve jogos e narrativas interativas utilizando as mais recentes tecnologias imersivas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista. Em 2018, ARVORE lançou a aclamada série Pixel Ripped com o título VR “Pixel Ripped 1989”, seguido por “Pixel Ripped 1995” no ano passado.

Além disso, a Narrativa VR interativa da ARVORE “The Line”, uma história sobre amor e rotina, ganhou o prêmio 2020 Primetime Emmy de Inovação Extraordinária em Mídia Interativa e Melhor Experiência VR no 76º Festival de Cinema de Veneza.

O jogo de realidade virtual recém-lançado “YUKI” é a versão de ARVORE dos gêneros bullet-hell e roguelike. Situado em um universo de anime multidimensional, o jogador entra na imaginação de uma criança e luta contra as forças do mal, enquanto desvia de balas e obstáculos. Cada corrida parecerá um jogo completamente novo, com oportunidades para diferentes estratégias para enfrentar os desafios.

Eletric Monkeys

Electric Monkeys é o estúdio brasileiro por trás do Gravitational, um premiado jogo VR de quebra-cabeça baseado em física. Situado em um futuro utópico, o jogo segue a jornada de Sebastian, um cientista com deficiência física, enquanto ele tenta chegar ao reator principal de seu laboratório. A divertida mecânica do jogo convida a uma reflexão relevante sobre os desafios enfrentados pelos cadeirantes.

Bitcake studio

From: https://www.artstation.com/artwork/Xneb5n

DeMagnete VR é uma aventura de quebra-cabeça inspirada no magnetismo, desenvolvida pelo estúdio Bitcake. Os jogadores podem usar luvas magnéticas para resolver quebra-cabeças e chegar ao topo de uma misteriosa caverna subterrânea.

Venturion

Laser Storm Arena é um jogo de arena cooperativa VR criado pelo estúdio Venturion especialmente para fliperamas, escape rooms e outros locais de entretenimento. Neste jogo de tiro VR, até 4 jogadores trabalham juntos contra uma variedade de desafios, como hordas de drones, parasitas espaciais que agarram o rosto de jogadores desavisados, espadas de energia cósmica e até colisões de asteróides gigantes. No final de cada jogo, a pontuação da equipe é adicionada às tabelas de classificação, mostrando como o grupo se saiu contra as outras equipes.